quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quem toma café seus males espanta!

A CAPELLA CAFÉ é um lugar que acolhe. Na esquina de um bloco da 109 norte, essa cafeteria tem jeito de nordeste. Além do café gostoso, que lá eu sempre tomo com leite, a tapioca, o cuscuz e o escondidinho, todos acompanhados de carne seca, me trazem boas lembranças da infância.

Quando chego na Capella tenho a impressão de estar na cozinha da minha mãe, esperando um café da manhã nordestino caprichado. Mesmo que seja à meia-noite. Comida que conforta, que acalenta e nutre. Que esquenta a barriga, como diz minha irmã Dadá, e o coração também.


Além disso, o nome me remete a uma arte que eu amo: música. Cantar a capela é um feito notável, que comprova a excelência do cantor. Eu já cantei a capela em corais, não por ser excelente, mas por ser perseverante. A música transforma as situações. Quem canta seus males espanta, com certeza!

Quem nunca sentiu a angústia saindo de fininho quando começou a cantar uma música que gosta: "Eu fico com a pureza da resposta ds crianças, é a vida, é bonita e é bonita...". Não tem espaço pra tristeza mesmo que a música conte uma história triste. Parece que cantar a tristeza, ajuda a achar a saída, a melhorar o ânimo, a entender que "mas é claro que o sol vai voltar amanhã!"

Eu sinto isso nos hinos. A música sacra tem esse dom de mover a alma. Derramar luz no coração quando a escuridão está espreitando, rondando. Um coral cantando é muito lindo de se ver e de participar! saudades! As vozes que se entrelaçam e combinam, fazendo a harmonia que enleia os ouvintes. Uma cantata de Natal, a melodia de Bach, é festa e fé, canção e história, vida e sentimento! Não quero discutir crenças, mas trazer à memória o que pode dar esperança!


E sendo perseverante, vou cantando vida afora, no chuveiro, no parque, no carro. É engraçado quando você percebe que as pessoas estão te olhando e pensando: que mulher maluca! Mas é uma maluquice tão boa, não tem problema ser diagnosticada com ela. Se eu vejo um rosto espantado, sorrio e canto com o Gonzaguinha: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário