sábado, 15 de outubro de 2011

Grená, Vermelho, Red


Grená é uma palavra derivada do francês grenat e significa "da cor da granada", essa pedra preciosa da ilustração. Ontem fui tomar café no Grenat, na 201 sul, com alguns amigos experts no assunto e achei que tinha entrado no Incrível Mundo da Red. A decoração seguia o tom do nome do local e eu me senti completamente em casa. A Sandra e o Wagner me batizaram de Red em 2004, por causa do cabelo vermelho à época, e o apelido combinou comigo porque eu era red por dentro desde sempre.

Eles já são frequentadores do Grenat e, ao nos levarem, eu e a Gina, para conhecermos o café, conseguiram mais duas inscrições para o fã clube. Que lugar fantástico! 

Vou contar um segredo. Eu escolho os lugares que gosto de frequentar baseada em muitos quesitos, mas um dos principais é o tipo de assento. Uma cadeira desconfortável, tira todo o prazer que existe na arte de se "deixar ficar", sabe como é? Uma cafeteria não é um local para se beber café, é claro que vocês sabem disso. Uma cafeteria é um lugar para se "deixar ficar". Você avalia as mesas, o conforto da cadeira ou poltrona, se o som ambiente te envolve ou assusta, se a iluminação favorece a investigação discreta que você faz das pessoas que transitam no local e que alimentam sua imaginação, a direção do vento, a visibilidade das estrelas e assim por diante.

Se não fosse por mais nada, o Grenat ganharia assento no meu coração pelos sofás e poltronas confortáveis e vermelhos que eu encontrei lá. Mas o cardápio é incrível e o café... ah, o café... sem palavras!

Além do expresso maravilhoso, tomei suco de café (o nome em inglês é mais chique, lógico: grenat fruit coffee). Pêssego, tangerina, gelo e café. Uma bebida dos deuses, recomendo a todos.

Para coroar uma noite tão saborosa, a companhia alegre dos meus amigos e a descoberta de que em Brasília também se pode fazer amizade com o pessoal da mesa ao lado, mesmo que a gente pareça meio atrevidos no começo, querendo saber o que eles estão comendo ou bebendo e dando palpite na conversa alheia, se o café já fez efeito, surgem as afinidades e trocam-se figurinhas sobre tudo e nada.

Nas minhas férias, que estão chegando, thank God, Vou tirar uma tarde inteirinha para desfrutar dos sofás do Grenat. Com meu livro da vez a tiracolo, só saio de lá quando a carruagem virar abóbora... ou tomate, para combinar com a decoração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário