sábado, 8 de outubro de 2011

Prêmio Nobel da Paz


Hoje li o jornal com alegria. Três mulheres ganharam o Prêmio Nobel da Paz. Há tantas coisas incríveis nessas oito palavras! Alguém dá prêmios para quem se importa com a paz, desta vez as ganhadoras são mulheres, fato ainda raro no ramo das premiações, e essas mulheres se importaram a ponto de movimentar a sua comunidade, os seus países. Que dia lindo! Sinto orgulho delas e nunca as vi, e se as visse me sentiria envergonhada pela inércia de não defender a paz como elas o fazem. Outra coisa incrível é a idade dessas mulheres, Ellen Johnson Sirleaf tem 72 anos, é presidente da Libéria e tenta a reeleição. As outras duas, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman, estão na casa dos 30, são ativistas políticas da Libéria e do Iemen. Não há limite de idade para lutar pelo que se acredita e tornar real os ideais que nos motivam. 

Ontem fui tomar café no Pier 21 com um amigo. Ele entende tudo de patisserie, confeitaria, não sei falar os nomes chiques em francês. Ficamos lá entre o Café do Ponto e o Grão Expresso, tentando decidir em qual deles ficar. Meus motivos todos muito lógicos: Eu gosto mais da poltrona do Café do Ponto, é vermelha, confortável, posso dobrar as pernas debaixo do corpo. Os dele, quase irrelevantes: Os salgados não estão frescos, esse biscoito é industrializado, o café daqui é mais encorpado. Ele venceu, coloquei a perna sobre a cadeira do Grão Expresso e saboreei um café encorpado e uma empada de carne seca muito gostosa.

O Pier 21 é um formigueiro na sexta à noite, o que me dá agonia. Mas a livraria Leitura está lá para salvar você do burburinho. Os livros tem um efeito calmante muito bom. Todas aquelas pilhas de idéias, esperando que você as descubra, tão bom tocar as capas, analisar os títulos, lembrar os autores, deixar que um deles escolha você e diga: me leva, vai, você sabe que vai gostar de mim!

Eu vi a foto de uma livraria em Buenos Aires que tem três andares e uma cafeteria. Esqueci o nome, Fábio! O Ateneu? É linda, você pode pegar livros e sentar na cafeteria e ler o dia inteiro se quiser, desde então eu sei que tenho que ir até lá. Estou revirando o google a procura de opções de pacotes, vôos, hospedagem, me aguarde Buenos Aires!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário